Assertividade: Ser e não ser!
- Lúcia Ferraz
- 15 de abr. de 2024
- 1 min de leitura

O termo assertividade origina-se de asserção, do latim afirmare. Fazer asserções quer dizer afirmar, tornar firme, confirmar e declarar com firmeza. Seu antônimo é a prolixidade, a verbosidade e a incerteza.
Não é preciso muito esforço para avaliar um e outro termo, compará-los e perceber os impactos que os comportamentos relacionados a estes termos podem causar em nossa vida pessoal ou profissional.O significado de assertividade é às vezes distorcido, promovendo resistência nas pessoas.
Muitos entendem que ser assertivo é ter apenas uma comunicação sincera e objetiva, sentindo-se com o direito de dizer muitos "nãos" e poucos "sims" aos outros, "doa a quem doer e custe a quem custar".
No ambiente profissional, a comunicação é a habilidade que permeia todas as atividades e relacionamentos maduros e construtivos. Estes dependem da capacidade, da habilidade do profissional em estabelecer com seus pares e chefes uma comunicação objetiva, honesta, respeitosa e clara advinda diretamente de um comportamento: A assertividade.
Com o perfil cada vez mais valorizado pelas empresas, este profissional é o que mais contribui na hora das decisões objetivas e focadas nos resultados.
A postura assertiva é aquela que mantém a comunicação justa, no meio-termo entre dois extremos inadequados: um por excesso (agressão), outro por falta (submissão).
O comportamento assertivo é ativo, direto e honesto, transmitindo uma impressão de auto respeito e de respeito pelos outros. Uma pessoa assertiva vence pela influência, atenção e negociação, oferecendo ao outro a opção pela cooperação. Ela não oferece retaliações e estimula a comunicação de mão dupla.
Ser assertivo é dizer "SIM" e "NÃO" como e quando é preciso.
Grande abraço,
Lúcia Ferraz







Comentários